terça-feira, 10 de novembro de 2009

Revolução Industrial - aula 4


Na aula de hoje vimos o surgimento de um novo sistema econômico. O capitalismo a partir da Revolução Industrial passou a ser praticado, sendo o sistema dominante até os dias atuais. Como explicado anteriormente, o mercantilismo das potências européias já não poderia mais ser a solução para os problemas financeiros desses países, como Espanha, Portugual e Holanda; pois baseava-se na exploração demasiada das matérias-primas coloniais sem o devido reenvestimento.

Além disso dentro das fábricas inglesas muitos trabalhadores antes artesãos conhecedores de todo o processo produtivo, agora eram obrigados a exercer suas funções em empresas privadas, controladas agora pela burguesia industrial. Essa camada de trabalhadores ficou conhecida como proletariado urbano, que vendia sua força de trabalho em troca de salários.

Crianças, mulheres e homens adultos trabalhavam de 14 a 18 horas por dia, com um descanço somente para as refeições. Muitos deles eram ameaçados por erros de produção, crianças eram maltradas. Além disso as condições de trabalho eram precárias, pois as fábricas não possuiam ventilação adequada, eram pouco iluminadas e sem sanitários.

Imagem acessada em http://areaescolari11f.no.sapo.pt/foto1.jpg em 10/11/09 ás 21:10

Um comentário:

  1. Prof.Gilberto coloca ai no seu blog as matéria passadas desta semana de geografia que voce passou no quadro...(lá no paulinaa na 7°C...)okay?
    Prof. num se estressa mto lá no colegio tah porqe daqui a poco não vai ter mais portas na quele colégio e voce vai dexar a Vilma Locaaa...
    rsrsrrsrs
    ....Até segundaa na revisão de Históriaa....

    tchaauuu....Amanda 7°C

    ResponderExcluir